Com a presença de 200 participantes, o escritório De Paula Machado Advogados realizou no dia 25 de abril, no auditório da Unimed Londrina, a décima edição do Curso para Gestores de RH, que abordou o tema “Saúde do Trabalhador: o Papel do RH na Prevenção e Gestão de Riscos”.
Na plateia estavam representantes de clientes-empresas atendidos pelo De Paula Machado, que há anos participam do tradicional evento do escritório, cujo objetivo é levar informação jurídica de forma simplificada aos gestores de RH. Todos receberam material de apoio, para que possam pesquisar sobre os temas posteriormente.
“O evento atendeu 100% as expectativas porque conseguimos passar os aspectos principais do conteúdo. Abordamos um tema muito complexo e muito emergente na vida das empresas. Quem é gestor de pessoas nas empresas tem isso como um dos temas principais: a questão do auto adoecimento no trabalho, quais são as consequências disso para a empresa, quais são as medidas preventivas a serem adotadas para minimizar problemas, porque no final a empresa acaba assumindo todo esse ônus se ela não fizer uma boa gestão. Essas questões de limbo previdenciário, despedida de empregado que possa estar eventualmente com atestado, isso tudo tem consequências graves e, por isso, as empresas têm que ser alertadas”, avaliou Alberto de Paula Machado.
O sócio-fundador do escritório fez a abertura do evento, falando sobre “Doenças do Trabalho: a importância da ação de medidas preventivas pelas empresas”.
No quadro Histórias que Inspiram, a Unimed trouxe sua experiência na gestão na saúde, com palestra proferida por Ricardo Häussler, superintendente de mercado da Unimed Londrina.
Um dos pontos altos do curso foi a palestra do perito médico judicial José Marcelo Penteado, que abordou o tema “Riscos psicossociais no trabalho e as novidades da NR1”.
No momento “interação”, a advogada do escritório, Lara Caxico Martins, questionou a plateia sobre “Quais as principais ações que a sua empresa tem tomado com relação à saúde do empregado?”
O assunto “Limbo previdenciário e gestão dos empregados em afastamento previdenciário” foi discutido por Adam Paulo Dias da Silva e Ulisses Tasqueti, ambos advogados do escritório.
Os advogados Osvaldo Alencar Silva e Carolina Quinelato da Costa falaram sobre “Cultura de respeito: saúde do trabalhador e o combate ao assédio moral e sexual”.
A palestra sobre “Enquadramento como B-91 pelo INSS e possibilidade de contestação por parte das empresas” coube aos advogados Renan Salvioni e Andressa Palhano.
O assunto “Doença do trabalho e restrições ao desligamento do empregado” foi trazido pelos advogados Sibely de Oliveira Lazari e André Luiz Navarro.
Para encerrar o evento, o advogado Clovis Viveiros Neto falou sobre “A jurisprudência trabalhista sobre Doenças do Trabalho”.